Menu

Rádio Maranata Gospel.
A rádio que ilumina a sua alma.
Erechim - RS - Brasil.

Uma festa por semana

24 AGO 2017
24 de Agosto de 2017
Diga o seguinte aos israelitas: Estas são as minhas festas, as festas fixas do SENHOR, que vocês proclamarão como reuniões sagradas: Em seis dias realizem os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será sábado dedicado ao SENHOR. Levítico 23:2, 3, NVI
As festas fazem parte de todas as culturas. Aqui no Brasil, os aniversários infantis têm se tornado celebrações cada vez mais pomposas. Chega a ser assustador: bufê para 500 convidados a preço de um jantar de casamento, brinquedos diferenciados, lembrancinhas que custam mais que os presentes e até fogos de artifício. Fico me perguntando como as crianças acostuma­das a tantos estímulos aprenderão a valorizar a simplicidade da vida. Além do aniversário, muitos países também celebram o dia do nome. Na Repúbli­ca Tcheca, por exemplo, cada dia do calendário corresponde a nomes pró­prios comuns no país. Assim, comemora-se o dia do nascimento da pessoa e também o dia dedicado ao nome que recebeu ao nascer.
Existem também as festas religiosas, como o Natal e a Páscoa; as festas da nação, como o dia da independência; festas familiares, como dia das mães, dos pais e das crianças; além de festas românticas, como o dia dos namorados e aniversário de casamento. Há aqueles que criticam o caráter comercial dessas comemorações, tocando em um ponto verdadeiro. Muitas festividades dei­xaram de ser datas para reunir a família e celebrar o que realmente importa. Tornaram-se mera troca de presentes.
Apesar dessa distorção triste que o mundo consumista apresenta, festejar é uma atividade valorizada pelo próprio Deus. Os israelitas contavam com sete festas anuais, nas quais paravam todos os trabalhos a fim de adorar a Deus e celebrar suas bênçãos de maneira especial. Sete já me parece um número excelente de festas, mas o Senhor não parou por aí. Além das fes­tas anuais, Deus nos deu uma festa por semana. Eu, que amo comemorar aniversários, tanto os meus quanto das pessoas que amo, fiquei maravilhada ao me dar conta disso. Êxodo 16:29 conta que foi Deus quem nos deu o sába­do: "Lembrem que eu, o senhor, dei a vocês um dia de descanso."
No texto de hoje vemos ainda o sábado ser mencionado como a primeira das festas que o povo deveria celebrar. O sábado celebra a alegria de pertencer ao Senhor e ser alvo de seu cuidado constante. A semana foi difícil? Não se preocupe. Hoje é dia de festa!

Voltar


Tenha você também a sua rádio